quarta-feira, 1 de maio de 2024

Peniche - Serra da Estrela - Vila Nova de Gaia Lisboa e ALHURES

 Período final de ABRIL a MAIO



 

Boas férias iniciam ao fechar as malas preparar a carteira com o valor monetário mínimo previsto e cartões. Depois ter a segurança de se dirigir ao aeroporto, na confiança do transporte. Considere CV – Transporte, profissional de excelência e segurança para você e sua família, e se mais de 15 dias, terá praticamente o mesmo custo de ir com seu próprio automóvel.

Desta vez viajamos LATAM, e sempre apenas o check in com 4 horas antes mesmo na executiva, protocolo regulares. Recomendável se quiser almoçar ou jantar, ter um cartão como THE ONE, mas se for preferir drinks a outros cartões que poderão atender.

 

Voo, saiu no horário e chegada a Lisboa as 7h:30, logo o carro a partir das 10h disponível, porém reservo um automático e hibrido e o que deveria ser um similar, tornou o VW T ROC, Manual. SIMILAR Não claro, vamos recorrer já que a diferença de valor da própria HERTZ é de 300 EUROS. Resultado em 5 dias uteis!

Carro limpo, baixa quilometragem, e seguimos a PENICHE 70Km pela auto estrada com pedágio. Cidade jovem surfistas, hotel recebte MH Peniche, ainda na autoestrada, mas a pouco do centro. 

 

 

 

 

 

Quarto excelente, estacionamento gratuito, Piscina externa e interna. Saímos para almoçar no restaurante XAKRA a beira mar – MARAVILHOSO, mas para tranquilidade faça a reserva! Se chegar entre 13 e 15h. Peixe, polvo, bacalhau... Aconchegante, mas lembre se deseja mesa interna, e apesar de sol frio faça reserva.

 

Fomos caminhando, nos perdemos inicialmente, o que aumentou a caminhada, mas chegamos após 4 km de ida, 1,6 de volta só que embaixo de chuva, mas estávamos preparados. Divertido e agradável, chegamos ao hotel e um bom banho e recupera do Jet Leg.

No dia seguinte, após o belo pequeno almoço, vamos as belezas naturais. A visita a informação turística, nos dá sensação de liberdade e segurança as fotos traduzem os pontos principais. Almo janta no TABERNA DO GANHÃO, na Praia do BALEAL. Lugar de surfistas e uma travessia até a península e ida e volta. Cada cantinho uma surpresa no mar do atlântico esverdeado, espuma branca, com um balançar de ondas em diversas direções, apaixonante. Sol com vento frio, um conjunto de sensações.

 

 

 

 

Tudo passa muito rápido! Malas no carro e seguimos para uma experiência de uma quinta! Local maravilhoso, poucos quartos, e quarto ao pé da capela, dormimos abençoado. Piscina, quadra de tenis, local para exercícios, mas um restaurante nas pedras, local encantador! Ambiência, acolhimento, e vista exuberante em e de CONSTÂNCIA. A surpresa da garçonete ao servir um CONSTANCIO foi impagável. O pequeno almoço nos salões, compensaram o desencanto do bar fechado, que impediu curtir atmosfera de uma taberna!

Em CONSTÂNCIA, umas duas horas sentado a beira da praia fluvial do SEZERE que desemboca no RIO TEJO, após uma caminhada perdida pela vila, imperdível. Além da caneca e um copo de vinho, um pão supremo com queijo e alho.

 

Dia de viagem para LUNA SERRA DA ESTRELA. Em duas horas chegamos a cidade de COVILHÃ e pegamos a serra. Chegamos e nos instalamos a 1400 metros de altura. Hotel familiar, de frente ao vale, a 8 km de TORRE o ponto mais alto 1800m. Hotel de montanha, quartos aquecidos, moveis mais escuros, carpetes, mas boa cama e travesseiros confortáveis, com banheiro renovado e banho aquecido em metais novos. Piscina, bar, restaurante que trabalha com BUFFET, infelizmente. Bar bom, preços razoáveis, e com serviço de sanduiches e petiscos poucos.

Jantamos na primeira noite, e percebe uma cozinha simples caseira e sem sofisticação, a 25Euros por pessoa. Piscina boa coberta e externa, utilizável por estar coberta. Dormimos com 0 graus, e acordamos com céu nublado. Fomos a TORRE e pouco pudemos ver as torres, seguimos a SEIA, estrada sinuosa e sem visibilidade, mas fomos e voltamos. Aproveitamos, os embutidos e queixos e acompanhado de um bom vinho fizemos um lanche no próprio hotel, mas conhecemos alguns bares locais!

 

O que dizer de SEIA e COVILHÃ, vilas antigas e modernas! Se de o direito de percorrer a pé e de carro. Observe














e leve em consideração de parar para andar nas regiões centrais. Restaurantes nos distritos próximos dos locais a ser explorado. Conheça a cidade alta e baixa de COVILHÃ passeiem pelos elevadores, limpos e gratuitos.

Em PENHA do CÉU, cidade pequena com bons restaurantes, mas que fecham as segundas e terças e abrem nas quartas e seguem até o domingo.

Hoje, 2/05/2024 após as comemorações de 01/05/2024 partimos de Luna Hotel na Serra da Estrela. Após o pequeno almoço memorável com espumante diário, seguimos para Manteeigas, mais um pequeno sitio e depois segimos A232 para Gouveia sentido a cidade de Viseu. Percorremos 80Km por uma estrada com diferentes climas hora sol, chuva, neve, sol e um colorido de verde entrando na primavera com montes de neve. A estrada serpentiando montanhas e planicies, algo de encher os olhos. Pouco tráfego, e motos potentes aproveitando a estrada perfeita e o cenário instigante.

 

 

Ao chegar em Gouveia, um café expresso de meia bica. Onde for na pastelaria ou no posto de gasolina sempre um café bem servido com sabor intenso variando de 0,75 a 1,25 euro.

Por volta das 14h, chegamos a Viseu, cidade jovem universitéria mas uma cidade, com Shopping Palacio do Gelo. Lá chegamos 20 minuto no restaurante Antartica, choperia e restaurante que veja as 15h. Tempo para Um gambas ao alho e creme mariscos, com uma cerveja IPA da Super Bock, 250ml em copo próprio excelente.

Depois, no Hotel José Alberto próximo ao centro prontos para uma caminhada. A Cidade de Viseu uma grata surpres Jovem, e histórica. Passear pelos arcos entrando na cidade velha cheia de bares e restaurantes. Mas a poucos km uma cidade universitária, dizem ser aa cidade com melhor qualidade de vida. Avenidas largas, rotatorias sem faról interligando o sul e o norte. A pouco menos de 80km do Porto. e 80Km das montanhas.

 

Jantamos uma fraldinha com batatas coradas ao alho e sal grosso, preparado em grelha, servida ao ponto mais sempre acompanhado a um bom vinho - Paço do Rossio, de frente para os azulejos a frente da praça da mãe.

 

Hoje, saimos do hotel pela A232 e chegamos a Vila Nova de Gaia, hotel NOVOHOTEL. Conheceomos o shopping de Vila Nova de Gaia, a 2km do hotel, que se localiza a 40 minutos a pé do teleférico de Gaia. O que dizer de Gaia, além do berço do vinho do porto, onde o auge se dá no número de vinicolas que expõe os seus famosos produtos, branco, rose, tinto tem a vista do porto com suas casas cooridase que se assemelham a um presépio ao cair da noite, com o Douro margeando e seguindo para o encontro com o atlantico.

Para chegar de carro, hoje há parques de estacionamentos, um no WOW centro comercial alternativo, com lojas diferentes e resturantes com vista belissima. Parada no WOW, a chegada ao TAylor, que tinha uma penosa subida, ficou bem mais facil. Restaurante maravilhoso, e não fedeixe de experimentar, porto com agua tonica.

Depois temos as praias de Gaia, que seguem por sua orla em direção a Aveiro, com vários pontos de paradas e uma cozinha de frutos do mar interessante, regada ao azeite.

O NOVOHOTEL, situa-se em uma zona hoteleira interessante, próximo ao Shopping,e a saida da estrada para Matosinhos. A 18km do OUTLET, permite fácil acesso. Ao saira apé permite uma descida ingreme em que verá a sua esquerda o estuário do Douro no Atalntico, onde temos restaurantes interessantes. A direita seguirá em direção ao mercado municipal que fica a frente do teleférico. Excelente opção de refeição. Mas, a 4 km de caminhada.  

Tres dias, com as igrejas de 1700, ruas estreitas e rodovias maravilhosas, subidas e descidas, parques no porto sem deixar de percorreer o mercado do porto, parias em direção a Matosinho e em direção a Aveiro. Sitios pequenos, com encantos de interior. Féria de encher os olhos com encantos da cozinha portugesa, regadas por um café expresso meia bica sempre, mas perfeitos, seja no posto de gasolina seha nas cafeterias.

Pegamos o carro e seguimos a Aveiro, que se divide entre as Rias e o Mar do Atlantico com suas dunas.Percorremos a cidade próxima a Ria, com um paruqe que homenageia as salinas e os Maremotos. Igreja de Santa Joana, catedral no miolo das vielas e o museu de Camões.

As dunas com mais de 4 metros de altura, separando a cidade do mar.Seguimos a Figueira da Foz. Cidade icone na memória da Lilian. Hospedamos no Eurostar. Gostariamos de permanecer mais tempo para curtir a praia e o sol, mas haverá um corridade de Rally de rua, no final de semana, que nos impede de ficar pelos hoteis que se encontram cheos. Mas ficaremos próximo em Nazaré. As sardinhas congeladas, não impedem de sentirmos o sabor da sardinha portuguesa. Continuam os vinhos da casa, aqueles que no mercado custam 3 euros a garrafa, fazendo sucesso nos copos e/ou nas sangrias. Lula, polvo, sem acompanhadas de batata ao murro e acompnahada de uma verdura refogada.

Hotel Eurostar, rede hoteleira bem localizada, piscina interna no 12 andar com vista para o mar, vale a visita. Comer não é dificil, Tasca da Maria, Mar a Vista (sardinhass com alerta de congeladas), ou frescas pequenas no Pé na Areia, são opções interessantes.Literal, o pé na areia, propicia um visula incrivel bem como ambinete agradável e afável. Peixes como Imperdador, a 120 euros o kilo, fica para a próxima, com mais alguem que possa dividir a conta. Fique no prego, nas sardinhas e nos camarões e ficará bem, com uma bela caneca (aqui é Sagres) e vinho da casa. Aproveitamos o circuito de praia para conhecer o circuito de rally, que acontece no final de semana. Saimos de Figueira da Foz, com gosto de quero mais, e fomos a CABEDELO, cerca de 10 minutos de carro. Outro lado do estuario, praia com ondas menos potentes, vale a dica. BOARCOS vizinha a figueira da foz ideal para ver o por do sol. TAVAREDE um pouco para dentro, mas não distante do crime.

Seguindo para Nazare, passe em Leiria para um porquinho a beira da estrada e uma caminhada pela Sé. Parece centro de AP mas não é, é Leiria mesmo.

A chegada a Nazare, foi estasiante, com o sol areia lojinhas e bares. Local ideal para um final de semana prolongado. Nos sentimos acolhidos.Comer espetada de polvo, cmarão, lula, marisco, acompanhada de torrada no azeite e alho, a beira do atlantico é a missao do CASALINHO. Se for atendido pelo NUNO melhor ainda. Caminhar na areia, até a foz, e retornar vendo as lojas e restaurantes a beira mar, uma opção. Subir até Nazare norte, chegar ao farol voltar outra opção. Descer a pé outra opção, enfim opções não faltam só faltam pernas, que embalam no balanço.

Mais uma sexta feira de sol, areia, vista bonita, grandes recordações. Mas no sabado, amanheceu nublado, e vamos alterar os planos e conhecer mais a região central de Portugal. Fomos rumo a Tomar, auedutos e ao convento de Cristo, cidade dos templários ordem religiosa e militar que defendiam os pelegrinos, mas que não impediram a entrada dos muçulmanos em Jerusalem. Uma cidade bastante agradável, com sua praça central com restaurantes e hoteis. Depois uma caminhada pelo parque, e retornamos. OREM, pequena cidade com centro moderno uma pequena fonte com cafés e pastelaria, próximo ao fórum - Concelho da cidade. Em seguida Fatima, revivemos 30 anos atras em compnhia de nossos pais. Porém, hoje uma cidade com hoteis e contruções modernas. A mistica continua em torno de Fatima, um local abençoado, pela fé dos devotos que trilham pelas estradas, para a ascenção de cristo no dia 13/05/2024. Lá renovamos os votos de nossos 40 anos de matrimônio. Com mais 60 km, retonamos a Nasare, e nos sentamos para um polvo e uma pescada portuguesa. O sol mais uma vez se pos as 20h:20. 

Vamos a Lisboa, mas seguindo por caminhos de beleza Mafra Ericeira, Cintra Cascaiz e chegaremos a Lisboa. Ericeira cidade plana e de praia, varios apartaentos de veraneio. Cintra chegamos ao Castelo da Pena, atravessando o parque natural. Ruas ainda mais estreitas e o núemro de pessoas caminhando, dificultam a passagem da carrinha. Mas a beleza do castelo e aimponência continuam lá.A descida para Cascaiz, desemboca na beleza do litoral dourado. Sentar e admirar o mar é uma missão que se impõe. Passamos horas sem pressa a Beira Mar.

Segumos para o NOVOHOTEL LISBOA, a principio colocaram em um quarto que deixava a desejar, ja que cheirava cigarro e um carpete manchado. Após a reclamacao nos levaram ao 10 andar, já remodelado e quarto novo. Agora justo, perrengues que não seria necessário.



 

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça parte de nossa história, participe deixando seu comentário, mas não se esqueça que este blog tem como finalidade deixar registrado impressões e opiniões de viagens que nós fizemos. Assim quem sabe você pode tirar ideias para sua próxima viagem.
Este espaço fica destinado à sua participação em nossas experiências.